A presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Massar, confirmou, nesta sexta-feira (27), presença no próximo Famtour organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec). A atividade tem o objetivo de familiarizar e encantar o distribuidor dos produtos turísticos de Teresina. O evento vai reunir quatros meios de comunicação de reconhecimento nacional no setor do turismo.

O Famtour de 2020 é uma atividade aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo e organizada pela Semdec. A expectativa é que sejam recebidos, durante o Corso de Teresina de 2020, vários profissionais do setor, como agentes, operadores, jornalistas e empresários de outros estados para conhecer Teresina e seus roteiros.

“Nossa presidente se mostrou encantada com Teresina ao receber o brinde de uma sacola personalizada com estampa da Ponte Estaiada. Ela nos garantiu que estará presente no Corso do próximo ano”, comentou Jorge Leite, presidente da ABAV Piauí.

Além da representante nacional da Abav, o Famtour contará a participação das revistas: a Mercado & Eventos, Brazil Travel News, Panrotas e Brasilturis. As quatro são referência no setor de turismo no país.

Teresina na Abav Expo

A recente parceria entre a Prefeitura de Teresina, através da Semdec, a Secretaria Estadual de Turismo e o Sebrae levou à 47ª Expo ABAV, mais de 30 profissionais piauienses que operam o Turismo Receptivo, responsáveis pela elaboração de pacotes de viagens. Algumas dessas agências apresentaram a compradores potenciais, material promocional contendo roteiros internos no Estado do Piauí e tarifas definidas, incluindo a chegada por Teresina com destino ao Delta do rio Parnaíba, à Serra da Capivara e a outros destinos que têm se destacado, como os que compõem o programa “Piauí de Portas Abertas”, desenvolvido pela Agência TDF.

Além da TDF estão no evento, agências como a Miracéu Turismo, Clip Turismo, Natur, Ecoadventure, Selva Branca, Rastro Turismo, MB Turismo e Serra da Capivara Turismo. Além de representantes de empresas hoteleiras, como o Grupo Arrey, Pousada BGK, Pousada Titas e Metropolitan, e o setor gastronômico, através da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para o Coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros, essa foi a primeira edição de um evento nacional que conseguiu levar tantos representantes do trade turístico. “São mais de 30 profissionais piauienses fazendo contatos na Feira Internacional da ABAV, fechando negócios e visitando compradores potenciais, para consolidar o Piauí como destino nacional. Os resultados não demorarão a aparecer, Teresina tem um ganho bastante positivo, pois é o principal portão de entrada para as belezas do Estado, além de forte mercado concorrente para o turismo de negócios, eventos e saúde”, disse.