Na próxima quarta-feira (25) o Programa Thech, em parceria com o Sebrae e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), promove o Roadshow- Conecta Startup Brasil, evento que vai debater sobre inovação e também objetiva captar talentos teresinenses para participar de um programa de financiamento nacional. O Roadshow ocorre na sede do Sebrae Piauí, no Centro, a partir das 16h.

O Programa Conecta Startup Brasil realiza a conexão de ideias a desafios tecnológicos apontados por mais de 50 empresas nacionais e internacionais parceiras. A iniciativa busca aumentar a densidade de startups no país. Os 100 primeiros projetos nacionais selecionados para a primeira fase receberão R$ 20 mil de aporte. A ideia do evento é apresentar o programa e estimular a participação em massa de jovens teresinenses. Para isso, basta ter uma ideia, não é necessário ser empresa.

O evento visa reunir o ecossistema de inovação da cidade e contar com a participação de cases de empresas locais, compartilhando suas experiências com inovação aberta e cases de startups, compartilhando seus erros e acertos no processo de validação do negócio.

“Colocar as pessoas de Teresina para participar do Conecta Startup Brasil é gerar uma oportunidade de se conectar com os maiores players do ecossistema brasileiro e, além disso, colocar o nome da cidade dentro do cenário nacional da disputa. Não precisa ter CNPJ e quase não há burocracia para se inscrever. É super fácil: basta ter uma ideia para negócios, entrar na plataforma, colocar os dados e se inscrever”, explica Luciana Tasukada, head de inovação e P&D da Softex.

Para o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, Teresina tem grande potencial para participar do Programa Conecta Startup Brasil e construir uma base ampla de conexões. “A intenção do evento é atrair novas ideias e fazer com que o dono dessas ideias participe do programa nacional, representando Teresina, que já mostrou ter grande potencial na área. A premiação é muito atraente. Só na primeira fase os 100 selecionados já receberão R$ 20 mil inicialmente. É uma ótima oportunidade para quem ainda nem montou sua startup”, explicou o secretário.

O Roadshow – Conecta Startup Brasil é um evento gratuito e aberto ao público que conta com o apoio da Prefeitura de Teresina. As inscrições podem ser feitas através do link (https://www.sympla.com.br/inscricao?id=644584). Aos participantes inscritos serão emitidos certificados.

O Programa Conecta Startup Brasil é uma realização da Softex, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e tem como parceiro executor o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Veja o edital no link (https://conectastartupbrasil.org.br/edital/). As inscrições para participar do programa ficam abertas até dia 27 deste mês, para se inscrever basta acessar o link (https://linktr.ee/ConectaStartupBrasil).

Espaço Thech

No início de agosto o prefeito Firmino Filho assinou um termo de parceria entre a Prefeitura de Teresina, através da Semdec e a Softex, com o objetivo de promover o desenvolvimento do Programa de Inovação, que será sediado na Praça Ocílio Lago, conhecida popularmente como Praça dos Skatistas, local onde funcionará o Espaço Thech.

O Espaço Thech tem como finalidade fomentar a educação empreendedora, desenvolvimento tecnológico, startups e competitividade em Teresina. O Conecta Startup Brasil – Roadshow já é uma das ações desse projeto. Caso alguma ideia de Teresina seja selecionada, o Espaço Thech fará o acompanhamento dessas equipes.