Nesta sexta (25) e sábado (26) de outubro, o Programa THEch, idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e executado pela empresa Softex, promoverá o Level Up Maker. O evento tem como objetivo fomentar a cultura “maker” em Teresina, a partir de desafios que estimulam a criatividade e a abordagem “faça você mesmo”. A programação acontecerá na Escola Municipal Ubiraci Carvalho e na Cidade Olímpica (Centro de Formação Odilon Nunes) e englobará atividades teóricas e práticas.

Com o foco no público de 12 a 16 anos, o programa irá promover um trabalho prático relacionado a automação e mobilidade nos dois dias. As atividades da sexta (25) iniciam às 9h com a divisão das equipes na Escola Municipal Ubiraci Carvalho. Em seguida, haverá ministração de palestras e, às 17h, a finalização com a premiação dos melhores projetos desenvolvidos no dia. A escola fica localizada na Rua Ritmista Orlando Nascimento, Bairro Gurupi.

Já no sábado (26), os alunos do Programa Cidade Olímpica Educacional, que fica no Bairro Marquês, terão um cronograma mais curto. As atividades no local iniciam às 8h com um café da manhã e a divisão das equipes. Depois, seguirá com a apresentação dos desafios e palestras sobre prototipagem e programação, finalizando às 12h com a premiação dos melhores protótipos elaborados.

De acordo com o gestor da Semdec, Venâncio Cardoso, o evento marcará o início de uma grande tarefa. “Esses são os primeiros eventos promovidos pelo THEch, que surgiu a partir de uma idealização da Semdec de inovação. Ele veio para fomentar o empreendedorismo, novidades, o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento institucional para a execução de projetos de apoio à nossa cidade. Teresina possui grande potencial na área e o programa vai valorizar e desenvolver tais potencialidades”, pontuou.

Confira a Programação:

– 25 de Outubro/ Local: Escola Municipal Ubiraci Carvalho

09:00 – Recepção e Divisão das Equipes

09:30 – Boas-Vindas e Apresentação da Programação

09:45 – Palestra de Ideação e Validação

10:40 – Lanche

11:30 -Solução

12:00 – Almoço

13:00 – Palestra O que é Pitch?

15:00 – Continuação dos projetos

15:20 – Finalização dos projeto e apresentações

16:30 – Início do Pitch (presença dos pais)

17:00 Premiação e Encerramento

– 26 de Outubro/ Local: Cidade Olímpica (Centro de Formação Odilon Nunes )

08:00 – Recepção e Divisão das Equipes

08:00 – Café da manhã

08:30 – Boas-Vindas e Apresentação dos Desafios

08:50 – Planejamento do Projeto

09:15 – Prototipagem e Programação

09:40 – Lanche

10:00 – Prototipagem e Programação

11:00 – Finalização dos protótipos com os pais

11:40 – Apresentação dos protótipos,

12:00 – Premiação e Encerramento.