Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Teresina vem se empenhando na qualificação de mão-de-obra para o setor de Turismo, promovendo cursos através de parcerias entre diversas instituições, dentre as quais se destacam a Fundação Wall Ferraz e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), além de participar de programas nacionais, como o Pronatec Turismo e o Pronatec Aprendiz.

Entre outubro de 2013 e novembro de 2015, foram realizados 39 cursos e qualificados 1.810 alunos, totalizando 21.812 horas de aulas para 65 turmas. Para o mês de dezembro deste ano, serão iniciadas 17 turmas de cursos do Pronatec Aprendiz, com 1.020 vagas ofertadas para alunos entre 14 e 24 anos.

“Com o surgimento de novos empreendimentos turísticos em Teresina, como hoteis e restaurantes, a necessidade de mão-de-obra qualificada é cada vez mais crescente, por isso estamos otimistas porque a Prefeitura de Teresina vem contribuindo para suprir a falta de profissionais no mercado”, disse o secretário da SEMDEC, Fábio Nery.

Os cursos ofertados nos últimos dois anos foram os seguintes: Inglês de Conversação, Relações Interpessoais, Condutor de Turismo Local, Gastronomia e Escola Turismo, Camareira em Meio de Hospedagem, Mensageiro em Meio de Hospedagem, Recepcionista em Meio de Hospedagem, Organizador de Eventos, Qualidade no Atendimento ao Turista, Garçom/Garçonete, Camareiro/Camareira de Hotel, Culinária Local, Costureiro de Máquina Reta e Overloque, Confeccionador de Bolsa em Tecido, Cerimonialista, Agente de Informações Turísticas, Copeiro, Cozinheiro, Garçom e Recepcionista de Eventos.

A partir de dezembro, serão iniciados os cursos PRONATEC Aprendiz: Assistente de Logística, Cerimonialista, Assistente Financeiro, Assistente de Controle de Qualidade, Organizador de Eventos, Operador de Computador, Instalador e Reparador de Computadores, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Almoxarife, Desenhista da Construção Civil, Inglês Básico, Músico de Banda, Assistente Administrativo, Agente de Informações Turísticas, Programador de Sistemas, Telemarketing e Vendedor. As inscrições já foram encerradas e as aulas do Pronatec Aprendiz estão previstas para iniciar no dia 12 de dezembro.