Representantes de diversos segmentos públicos e privados estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (14) para a décima primeira Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, presidido pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery. O encontro teve como pauta assuntos pertinentes à gestão do turismo na capital e aconteceu na sala de reuniões da Semdec.

No início do encontro, foi apresentado pelo presidente um balanço das ações aprovadas pelo COMTUR e as atividades realizadas pela secretaria, como o patrocínio ao Festival Gastronômico “Maria-Isabel” e os cursos do programa Qualificatur com a segunda etapa tendo início em fevereiro de 2016, ofertando qualificação em cursos de Recepcionista de Hotel, Inglês Avançado, Relações Interpessoais e Qualidade no Atendimento.

Como convidado especial do Conselho, o vereador Ricardo Bandeira fez uma apresentação da lei 4.743, de 30 de junho de 2015, que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Turismo. Na ocasião, o Vereador explicou que a lei surgiu por conta de seus estudos em gestão e constatou que não havia uma política municipal de turismo para Teresina. A referida lei foi lida pelos conselheiros do COMTUR, que propuseram algumas modificações que serão estudadas para a regulamentação.

O secretário Fábio Nery informou na reunião sobre o apoio do COMTUR ao projeto de uma empresa de transporte que irá produzir um vídeo sobre Teresina, que será assistido por 15 milhões de pessoas nos seus ônibus em todo o Brasil, divulgando as atrações turísticas da cidade.  E comentou ainda sobre as negociações para a implantação de um Barco de Turismo e que a Semdec elaborará um projeto que inclua incentivos públicos e investimentos para que empresários tenham interesse em gerenciar o negócio.

Participaram da reunião os representantes da Infraero, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Estadual de Turismo, Câmara Municipal de Teresina, Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Piauí, UFPI, ABIH, SEBRAE, APOE, ABRASEL, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer Abav, Fundação da Hotelaria e Gastronomia, Sintshogastro, TC&VB e Singtur.