Teve início na manhã desta segunda-feira (25) o treinamento dos colaboradores que atuarão no PROCON Municipal. A capacitação, promovida pelo PROCON Estadual, foi viabilizada após a assinatura do Termo de Cooperação técnica pelo prefeito Firmino Filho, o Ministério Público Estadual-Procon Estadual e o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Venâncio Cardoso, ocorrida no último dia 19 de fevereiro.

De acordo com a coordenadora geral do PROCON Municipal, Nara Cronemberger, este treinamento é muito importante para que os colaboradores entendam e dominem as ferramentas de trabalho do novo órgão, já que o sistema operacional a ser utilizado é o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que integra em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o país.

“Este treinamento tem como objetivo apresentar e capacitar os funcionários que atuarão no órgão municipal para os direcionamentos a serem dados em cada caso. Assuntos como Protocolo, tarefas de cada cargo e as diretrizes de como funciona um sistema de defesa do consumidor foram pontuados neste encontro. A nossa meta é promover uma agilidade na resolução das demandas individuais do usuário teresinense com a ajuda do Sindec, que vai contribuir com a harmonização dos sistemas de atendimento e com a criação de um banco de dados consolidado nacionalmente”, comentou.

O PROCON Municipal deve ser inaugurado no próximo dia 15 de março e ficará vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), tendo atuação conjunta com o Ministério Público Estadual-Procon Estadual, a fim de que haja uma integração do município ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O novo órgão englobará também o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC). Sua sede está localizada na Avenida João XXIII, próximo ao balão do São Cristóvão, onde funcionava a SDU/Leste.