Para evidenciar o potencial criativo e empreendedor dos jovens da capital, Teresina recebe, mais uma vez, o Startup Weekend, considerado o maior evento de startups do mundo, que acontece nos dias 20, 21 e 22 deste mês, no prédio da FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), com abertura às 18:00 horas. A ideia é que sejam formados times para criar protótipos de empresas ou projetos de base tecnológica em apenas 54 horas.  O evento integra a programação da Semana Global do Empreendorismo, que está sendo realizada desde ontem (16) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), no referido prédio.

Para viabilizar a realização de mais um Startup Weekend na capital foi formatada parceria com o Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interaje), que já trouxe a primeira versão em 2014, contando com o apoio da Prefeitura de Teresina. Na oportunidade, foram envolvidos cerca de 200 participantes, o que evidencia a necessidade de promover eventos ligados a tecnologia da informação, principalmente porque este segmento que vem crescendo significativamente no município.

Durante um final de semana intensivo, o evento promete reunir profissionais de diversas áreas, como tecnologia, comunicação, gestão e marketing. Dentre os nomes confirmados está Leo Uchôa, diretor de marketing da Baumann Travel, uma das maiores consultorias especializadas em internacionalização do país e fundador da Cultivatech, empresa que organiza programas e eventos de educação empreendedora para startups. Ele virá a Teresina como um dos facilitadores do evento.

Quem também deve vir para enriquecer o evento é André Takashi Hotta, regional manager da UP Brasil e co-fundador da SmartMob Coworking. Na UP Brasil, gerencia os programas como Startup Weekend, NEXT e StartupDigest, capacitando empreendedores e suas comunidades de startups em todo o Brasil. André começou a sua jornada empreendedora ao abrir seu espaço de coworking, onde pode ajudar empreendedores e organizar eventos ligados ao empreendedorismo em Florianópolis. É formado em engenharia de produção mecânica pela UFSC.

Segundo um dos organizadores do evento, Bruno Marques, o Startup Weekend pode ser caracterizado como uma competição de startups, na qual empreendedores levam suas ideias inovadoras, formam grupos, montam seus negócios, captando máximo de pessoas possíveis, para que, ao final, sejam selecionadas as três melhores. “Grandes startups do país saíram do Startup Weekend. Nesse mês de novembro, por exemplo, estão sendo realizadas 23 edições pelo país”, destaca ele, que é coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e membro do Instituto Interaje.

O prédio da FIEPI fica situado na Avenida Industrial Gil Martins, 1810, Edifício Albano Franco, Bairro Redenção, zona Sul de Teresina. Para se inscrever no Startup Weekend Teresina e conferir a programação do evento, acesse http://goo.gl/biHA9E

Sobre a Semana Global de Empreendedorismo

O projeto “Teresina Empreendedora: SGE – Semana Global do Empreendedorismo” criado pela Semdec realiza, pela primeira vez em Teresina, a Semana Global do Empreendedorismo. A SGE é um movimento criado em 2007 com o intuito de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Em Teresina, nos dias 16 a 22 de novembro acontecerão diversas atividades, como palestras, competições, oficinas e workshops, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira, inserindo no município uma agenda internacional de desenvolvimento econômico, visando estimular, promover e propiciar aos cidadãos, empresários, docentes, discentes, microempreendedores, sociedade civil e ao poder público a prática da criatividade empreendedora.

A programação do evento em Teresina está disponível nesse link: https://semdec.teresina.pi.gov.br/programacao-da-semana-de-global-do-empreendedorismo-de-teresina/