Teresina foi eleita a cidade que teve maior crescimento em infraestrutura e qualidade nos seus serviços. A avaliação foi realizada pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo, que irá entregar o prêmio nesta terça-feira (16) ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), representando a Prefeitura de Teresina, em Brasília-DF.

A capital do Piauí é tida como um dos 65 maiores destinos indutores do turismo. Para eleger as cidades que recebem o prêmio, o Governo Federal analisa o Índice Mercadológico Nacional do Turismo em 12 variáveis, que incluem infraestrutura, planejamento, marketing, articulação regional e qualidade de serviços.

O secretário da Semdec, Fábio Nery, explica que a avaliação dá à Prefeitura uma direção sobre os investimentos feitos nesse setor. “Nós fomos informados de que a cidade de Teresina foi a que mais cresceu em todas essas áreas. Esse trabalho é excelente, porque nos mostra às cidades avaliadas, como elas estão nesses setores e o que precisamos investir para melhorar ainda mais”, esclareceu o secretário.

O evento irá contar com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e a participação da Fundação Getúlio Vargas (FGV).  No evento também será divulgado o catálogo de boas práticas do setor, uma publicação inédita que reúne ações bem sucedidas de gestores públicos de 11 localidades do Brasil.
Na mesma oportunidade, serão lançadas as normas revisadas para o turismo de aventura, um trabalho conjunto da Associação Brasileira da Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).