TERESINA + NEGÓCIOS

As pesquisas realizadas entre os visitantes de Teresina apontam para os negócios, juntamente com eventos e saúde, como a principal motivação de viagem. Empresários de muitas cidades do interior do Estado e até do Maranhão e Ceará procuram a diversidade comercial de Teresina para abastecer os seus estoques. Conheça algumas oportunidades e incentivos do município.

Pólo Cerâmico

A história do artesanato de cerâmica de Teresina confunde-se com a história do bairro Poti Velho. Os Artesãos fabricam suas peças em argila vermelha, extraída da própria localidade, com exceção de alguns artistas plásticos que se diferenciam por produzir peças exclusivas e com outros materiais, dentre as quais a argila branca. As peças produzidas apresentam grande aceitação, sendo, portanto, muito apreciadas no mercado europeu.

Pólo Industrial

A indústria responde por 18,9% da economia local, conforme os dados do IBGE. O parque industrial de Teresina é o maior e mais diversificado do Estado. Inclui alimentos, bebidas, pré-moldados, artefatos de ferro, embalagens plásticas, móveis e artefatos, bicicletas, materiais para construção e acabamento, produtos automotivos, equipamentos hospitalares, um competitivo e eficiente setor de cerâmica e revestimento, além de um nascente negócio de reciclagem, entre outros. No entanto, é na criativa indústria do vestuário que a cidade assenta uma base industrial cada vez mais sólida.

Comércio

O comércio representa o setor que mais cresce em termos de renda, impulsionado por aumento do consumo de massa. Este setor se apresenta como grande empregador da cidade, além de possuir grande número de varejistas que também comercializam mercadorias importadas da região Sudeste.

Serviços

Teresina se apresenta como importante núcleo prestador de serviços como polo educacional, de saúde, lazer e comercial. A participação deste setor na economia, no ano de 2010, ficou em torno de 77,7% de seu valor adicionado ao PIB municipal.

Políticas de Incentivos Fiscais

Legislação que incentiva a implantação e atração de novos empreendimentos industriais, fomentando o desenvolvimento local, centrada na Lei n.º 2.528, de 23 de maio de 1997, que dispõe sobre a política de benefícios e incentivos fiscais do Município de Teresina, voltada para atração de novos empreendimentos industriais, comerciais e prestadores de serviço de hotelaria, que vierem a se instalar no município. A outra é a Lei n.º 4.410, de 14 de Junho de 2013, sobre a política de benefícios e incentivos fiscais do município às empresas de Call Center e Telemarketing.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).