Para consolidar Teresina no mercado turístico nacional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) promove uma viagem de familiarização, durante o Corso 2019, com agentes de viagens, operadores de Turismo e jornalistas especializados. É o chamado Famtour (familiarization tour, em inglês). O grupo chegará em Teresina nesta sexta-feira (22).

A ação faz parte de uma estratégia montada pela Semdec, para apresentar Teresina como opção com potencialidades turísticas. A ideia ocorreu depois de perceber interesse de empresas nacionais, durante o Festival de Turismo de Gramado, que aconteceu em novembro do ano passado, no sul do país, onde a Secretaria apresentou, em sala técnica, as potencialidades turísticas de Teresina.

A apresentação, conduzida pelo secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, e pelo Coordenador Especial de Turismo da Semdec, Eneas Barros, despertou interesse de diversas empresas como a Mondiale Turismo (Campinas), JP Turismo (São José dos Pinhais), Viajar Viagens e Turismo (Belém), Jornal Brasilturis (São Paulo) e Coluna de Turismo (Ilhéus). Além disso, outras empresas como a Checkamos Turismo (Rio de Janeiro) e Canal Terra Viva (Natal) também manifestaram interesse no mercado de Teresina e irão se unir a estas empresas durante o famtour pela capital piauiense.

Com isso, depois de reunião com Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), esses profissionais foram convidados para conhecer o Corso de Teresina, que em 2012 entrou para o Guiness Book como o maior desfile de carros alegóricos do mundo.

Os empreendimentos da área em Teresina terão a oportunidade de conversar com os operadores de turismo e jornalistas convidados, para a montagem de pacotes a serem distribuídos e comercializados por agentes de viagens. A reunião de apresentação do produto Teresina, acontecerá na manhã deste sábado (23), no Gran Hotel Arrey, às 09h. A exposição será conduzida pelo secretário Venâncio Cardoso, que mostrará números do Turismo teresinense e suas potencialidades.

“O objetivo é fazer com que esses profissionais tenham uma dimensão desse grande evento, e possam gerar resultados para, no ano seguinte, promover a vinda de grupos de turistas interessados nessa grande festa de pré-carnaval”, disse o secretário. “Essa iniciativa de trazer a Teresina jornalistas especializados e operadores de turismo fortalece o turismo local e gera uma demanda, elevando a receita deixada pelos visitantes”, finalizou Venâncio Cardoso.

Depois de participar do Corso, o grupo de convidados fará passeios por Teresina, incluindo visitas ao Parque Encontro dos Rios, ao Polo Cerâmica e à Ponte Estaiada, além de experimentarem da gastronomia típica local, encerrando com uma visita ao Parque Floresta Fóssil e um passeio de barco pelo rio Poti, promovido pelo Centro de Educação Ambiental do Governo do Estado.

Corso em números 

Em 2018, o Corso movimentou recursos equivalentes a R$ 49,5 milhões, sendo que 14,7% desse total foram gerados pelos gastos dos turistas em função do evento. Segundo cálculos do Centro Integrado de Segurança Pública do Governo do Estado, em 2018 o Corso recebeu 400 mil foliões e em 2017, 330 mil pessoas participaram do evento.

 

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