Foi aberto ontem (24) a 43ª edição do Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens e Exposição Internacional de Turismo. Vários nomes importantes do turismo nacional estiveram presentes no evento, que segue até amanhã (26), no Anhembi, em São Paulo.

O evento conta com mais de 25 mil profissionais inscritos, entre expositores, agentes de viagens e outros participantes. Este ano o evento conta com um horário diferente do que vinha acontecendo nas edições anteriores: a feira abre às 12h e encerra às 20h. A mudança de horário foi pensada para diminuir eventuais complicações no trânsito da capital paulista e proporcionar maior flexibilidade aos participantes.

Uma parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), permitiu uma ação conjunta entre o Estado e o Município de Teresin, para exposição das potencialidades turísticas em um stand montado na área Institucional da feira.

De acordo com o secretário da SEMDEC, Fábio Nery, o evento tem grande importância para Teresina, pois “é uma ocasião em que a cidade tem a oportunidade de apresentar as suas potencialidades à agentes de viagens e operadores de turismo, que são responsáveis pela elaboração e comercialização de pacotes turísticos”.

A responsabilidade de Teresina na parceria foi a de viabilizar uma atração cultural, o que foi feito com o envolvimento da Secretaria de Economia Solidária (SEMEST), que indicou o artesão Raimundo Ferreira Lima, mais conhecido como Mestre Dim, que está produzindo uma imagem de São Francisco de Assis com 80 centímetros de altura, produzida em madeira cedro de reflorestamento. No final do evento a peça produzida será sorteada entre os profissionais que visitaram o stand de Teresina durante o horário de funcionamento da feira.