Nos dias 13 e 14 deste mês de março, a Associação Internacional de Lions Clubes realizou em Teresina a II Reunião do Conselho de Governadores, ocasião em que a Prefeitura de Teresina, através de seu Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, proferiu palestra de encerramento, com o tema “Turismo e Desenvolvimento Econômico”.

Depois das falas inscritas no evento, Fábio Nery encerrou a noite com a apresentação de um vídeo sobre as potencialidades econômicas e turísticas do município, e discorreu sobre a evolução turística de Teresina nos últimos dois anos. Ressaltou a distorção existente entre o conceito clássico da atividade, que geralmente estabelece que Turismo está ligado a viagens de lazer e diversão.

“Teresina não é uma cidade de lazer. Nossa cidade é motivada pelos negócios, pelas compras, pela procura por tratamentos de saúde e pelos eventos. As pesquisas indicam essa tendência, por isso estamos trabalhando para fixar esse novo conceito na população, que às vezes, erroneamente, comenta que Teresina não tem Turismo”, observou.

O secretário explicou que as ações de planejamento turístico de Teresina têm levado ao reconhecimento nacional, quando em 2014 a cidade recebeu, das mãos do Ministro do Turismo e do Presidente do SEBRAE Nacional, dois prêmios de destaque como o destino que mais cresceu em competitividade naquele ano. Além disso, lembrou que, no final de 2014, Teresina chamou a atenção por ter sido o destino nacional mais procurado por sites de busca, notadamente o ViajaNet e o Mundis, os maiores da América Latina, tendo sido noticiado nos maiores meios de comunicação e portais do país.

Para o leonino Magnaldo Cardoso, as afirmações do secretário foram tão oportunas que a sua palestra será inscrita na XVI Convenção de Lions Clubes, a se realizar em Teresina em maio próximo. “Eu particularmente ainda não havia pensado no Turismo da forma como Fábio Nery colocou, porque geralmente a gente associa a atividade ao lazer”, disse Magnaldo, lembrando a importância de a Prefeitura de Teresina, como parceira do evento, levar esse novo conceito à convenção. Magnaldo também elogiou o vídeo e disse que a sua exibição estará garantida na próxima convenção, que pretende reunir pelo menos 800 pessoas.